25 de março de 2011

'Dengue como tarefa nacional'

POR FERNADO GABEIRA *


No auge dos problemas com a epidemia de dengue, nesse fim de verão, as autoridades estão prevendo algo muito pior no Rio de Janeiro, no verão de 2012. Uma das razões é a entrada do dengue tipo 4 para o qual grande parte dos cariocas não está ainda imunizada.


O sanitarista Nílson do Rosário escreveu um artigo interessante para o jornal Valor Ecônomico defendendo a tese de que a municipalização do combate ao mosquito da dengue foi um erro. Nílson contribuiu conosco em vários programas de saúde e considera que só agora o governo federal acertou; chamando para si a responsabilidade.


Durante muito tempo, convivemos com aquela piada sinistra que perguntava se o mosquito era federal, estadual ou municipal. Os municípios devem ter responsabilidades mas nem sempre um prefeito tem influência sobre a cidade vizinha. E de nada adianta uma boa política preventiva municipal , se os vizinhos também não forem envolvidos.


Campanha educativa em Olinda.(Foto FG)


Se as perspectivas do próximo verão são tão ruins como prevêem os analistas, seria o caso de começar agora a discutir também uma defesa para o próximo ano . Epidemias de dengue questionam nosso grau de desenvolvimento. Era para o mosquito ter desaparecido. Mas nada justifica os erros de diagnóstico que ainda estão acontecendo. Uma menina e mais duas pessoas morreram esta semana no RJ por esse tipo de erro. No caso da menina, confundiram a febre da dengue, que se tornou hemorrágica, com uma ligeira inflamação de garganta.


Entra epidemia, sai epidemia, muitos funcionários de saúde, em quase todo o país, ainda não sabem diagnosticar a dengue de forma adequada. Que tal, agora que o governo federal assumiu o tema, fazer um curso para o país inteiro, usando todos os meios disponíveis?


* < http://blogs.estadao.com.br/fernando-gabeira/2011/03/25/dengue-como-tarefa-nacional/ >

Nenhum comentário: