1 de maio de 2011

'VINGOU-SE DA PREFEITURA E DOS POLÍTICOS'

Ralph J. Hofmann e Giulio Sanmartini
Em Santa Maria do Jetibá (ES), Darsílio Schwanz (52) produz em seu sítio legumes e verduras que ele mesmo planta, mas precisa escoá-lo pois é disso que vive.
Todavia estava isolado, haja vista, que era ligado por uma precária e antiga ponte de madeira, que impedia o trânsito de carros e caminhões.
Schwanz conta que tentou conversar com a administração municipal para tomar providências sobre a ponte, mas não obteve resposta: “Foram quase cinco anos de negociação com o prefeito, com a secretaria de obras. Eles nunca me disseram que não poderiam fazer a obra, sempre diziam que estavam estudando a possibilidade. O tempo passou e nada foi decidido.”
De saco cheio e como não podia esperar mais tempo, inicialmente pesou em construir a ponte junto com a prefeitura, mas também nada obteve a não ser a lacônica resposta, que o departamento jurídico do município, havia avaliado ser impossível a prefeitura colaborar, pois estava numa propriedade particular e só beneficiaria uma pessoa. Nesse ponto Darsílio perdeu o pouco que lhe restava de paciência como continua contando:  “Contratei um pedreiro, fui comprando material e fiz a obra por conta própria. Gastei R$ 30 mil de material e mais R$ 8 mil de mão de obra. Ficou melhor que obra pública.”.
Pronta a ponte que beneficiou também outros produtores rurais, Schwanz começou a ser assediado por político a cata de votos, contudo a vingança contra aqueles que o haviam sacaneado estava pronta, e chegou na forma de uma placa colocada no acesso de sua obra, onde se lê: “Ponte particular. Proibido passagem de veículos da prefeitura e políticos.” (vide fotomontagem).
O descaso do poder público para com o contribuinte está caracterizado nesse fato que aconteceu num pequeno  município de 30 mil habitantes, mas que se espalhou por todo o país.
(*) Fotomontagem: Agricultor Darsílio Schawnz (dir.) e o pedreiroReinaldo Schwambach (esq.) ao lado da ponte, com a tal placa.
(*) Texto de apoio: Glauco Araujo

Um comentário:

Unknown disse...

Adorei,Marcus!!Como tudo neste país!Obras só são feitas se interessar ao BOLSO DOS POLITICOS!!!