Os muscle cars tiveram origem nos Estados Unidos em meados dos anos 60. Os proprietários já estavam cansados dos carros tradicionais e procuravam por exclusividade. O nome Muscle Car (carro musculoso) foi dado devido à estrutura do carro, que é mais “robusto”, mais potente e de aparência mais agressiva.
Esse conceito de carro tornou-se muito popular na época. Os diferenciais eram o motor v8 de grande potência, a aparência de “mau” e vários opcionais, que tornavam o carro exclusivo, como se fosse “feito” pelo proprietário.
O primeiro carro com essas características a ser lançado foi o Pontiac GTO. O sucesso foi tanto que as outras montadoras começaram a produzir esse tipo de carro dando origem a vários clássicos, como o Charger e o Challenger da Dodge, o GS-X da Buick, o Barracuda e o Road-Runner Superbird da Plymouth, o memorável Chevelle, lançado em 1970 pela Chevrolet, entre tantos outros clássicos.
Na época, Chevrolet e Ford brigavam com seus respectivos sucessos: Camaro e Mustang. A Ford resolveu reagir e lançar o Shelby GT500, versão do Mustang com motor de 7 litros e modificações externas que deixavam o carro com aparência ainda mais agressiva.
A onda dos muscle cars acabou por volta de 1973, quando os impostos no combustível atingiram níveis altíssimos, fazendo com que os consumidores preferissem aderir aos carros japoneses econômicos. Uma série de controles de poluição e consumo de combustível foi estabelecida nos EUA e o limite de velocidade nacional passou a ser 88km/h.
Mas recentemente, dois desses carrões tiveram seus relançamentos e desde então a antiga disputa foi retomada: Camaro x Mustang.

Com designs reformulados, porém fiéis às características principais dos seus modelos antecessores, essas duas máquinas voltaram com tudo e despertam desejo na maioria dos apaixonados por carros. Quem tem um preferido nessa disputa o defende com unhas e dentes e ressalta os atributos de cada um - que não são poucos, diga-se de passagem.
Diversos programas sobre o mundo automotivo já fizeram especiais comparativos sobre os dois carros, e a cada 5, em 4 o Mustang levou a melhor nos quesitos estabilidade, potência e velocidade. O Camaro aparece como preferido no quesito sofisticação, porém, há quem defenda que o Mustang não segue essa linha por ser fiel ao seu conceito original, que é ser um carro único, exclusivo para seu proprietário. Nos vídeos a seguir, percebe-se que o Camaro tem uma saída melhor, porém, o Mustang bate a velocidade facilmente após alguns segundos.
O próximo vídeo, do Head2Head já é mais profundo e mostra mais detalhes das características das duas máquinas. O vídeo está em inglês, mas é de fácil entendimento e muito informativo.
Já esse último, mostra um comparativo entre os modelos 2013 dos dois carros. Mais uma vez , o Mustang ganha.
Apesar da rivalidade, são duas grandes máquinas de características bem diferenciadas que têm seus respectivos públicos, e não deixam nada a desejar aos fãs de Muscle Cars.
E o seu preferido, qual é?
Nenhum comentário:
Postar um comentário