3 de outubro de 2013

'Diretor da ANS renuncia após omissão em currículo'

Elano Rodrigues Figueiredo não contou que já havia trabalhado para planos de saúde privados *

Elano Rodrigues Figueiredo
Após analisar o caso, a Comissão de Ética Pública da Presidência da República pediu que Elano Rodrigues Figueiredo fosse destituído do cargo (Agência Senado)
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou nesta quinta-feira a renúncia de seu diretor Elano Rodrigues Figueiredo. Ele vinha sendo investigado pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República desde que tomou posse de uma das diretorias da ANS, no começo de agosto, por ter omitido que já havia trabalhado para operadoras de plano de saúde
A nomeação de Figueiredo foi aprovada em 11 de julho. Uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo mostrou, no entanto, que ele havia omitido de seu currículo enviado ao governo e ao Senado a informação de que já tinha trabalhado para planos privados de saúde. Segundo a denúncia, Figueiredo atuou como diretor jurídico da operadora de saúde Hapvida, empresa que atua no Nordeste, e como advogado da Unimed.
Nesta quarta-feira, a Comissão de Ética Pública da Presidência da República recomendou que ele fosse destituído do cargo. Em um documento, Figueiredo refuta as acusações e lamenta a decisão, mas anuncia o encerramento de seu mandato como diretor da ANS. “A Comissão de Ética dessa digna Presidência da República entendeu, equivocadamente, que deveria recomendar a minha destituição do cargo em alusão, ainda que reconhecendo não haver conflito de interesses na minha situação. Com isto, mesmo convicto de que não pratiquei nenhuma irregularidade, seja ética, moral ou legal, penso que o referido pronunciamento torna insustentável a continuidade do cumprimento do meu mandato”, escreveu Figueiredo.
Segundo a ANS, a petição com a renúncia será encaminhada à Presidência da República, para que sejam tomados os devidos procedimentos administrativos.

Nenhum comentário: