10 de agosto de 2010

Serra mostrou ser o mais preparado para dirigir o país


“Durante o debate da TV Bandeirantes, Serra mostrou que a falta de investimentos públicos na infraestrutura (portos, estradas e aeroportos) são os gargalos que impedem que o Brasil avance mais”. A afirmação é do deputado licenciado e secretário de Educação Paulo Renato, para quem o presidenciável tucano deu provas de que é o melhor preparado para dirigir o país, “pois é quem mais conhece a realidade nacional e tem propostas concretas para a superação dos problemas.”

Segundo Paulo Renato, pesquisas internas do PSDB indicaram que o desempenho de Serra foi altamente superior ao de Dilma e que ele foi o grande vencedor no confronto entre as duas principais candidaturas. De acordo com estas pesquisas, 53% dos que assistiram ao debate consideraram Serra como o de melhor desempenho, enquanto apenas 21,6% consideraram que Dilma foi a vitoriosa.

O ex-ministro da Educação de Fernando Henrique se disse surpreendido negativamente com o desempenho da candidata petista, “ que tropeçou no português, embaralhou-se nos números e não foi incapaz de completar de responder às perguntas de acordo com o tempo estabelecido pelas regras do debate.”

Segundo ele, ficaram expostas as fragilidades da candidata, “ que não disse nada em relação ao futuro e tentou se escudar no governo Lula.” Mesmo isto, acrescentou, ela não conseguiu muito bem, já que suas intervenções foram confusas, o “que revela que ela estava nervosa.” Para Paulo Renato, a Dilma teve um desempenho ruim, apesar de ter sido treinada intensamente por seus marqueteiros. “

Em relação ao desempenho de Serra, o Secretário Estadual da Educação elogio particularmente a firmeza do presidenciável tucano, ao defender as privatizações realizadas no governo Fernando Henrique. “Serra mostrou que em oito anos do governo, Lula não reestatizou nenhuma empresa privatizada pelos governos anteriores e lembrou que a ministra Dilma elogiou a privatização das teles.”

Na sua avaliação, o ponto alto do desempenho de Serra foi quando ele disse que estava presente ao debate o principal assessor econômico da candidata Dilma, Antônio Palocci, que “quando era ministro da Fazenda vivia elogiando a política econômica de Fernando Henrique.” Dilma não conseguiu responder à afirmação do tucano.

Brasília (Agência tucana) – O senador Álvaro Dias (PR) e o deputado João Almeida (BA) afirmaram que o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra (SP), mostrou firmeza e tranquilidade no primeiro debate entre os principais presidenciáveis. Para eles, o tucano obteve o melhor desempenho do confronto.
O debate, realizado nesta quinta-feira pela BAND, teve a participação, além de Serra, dos candidatos Plínio Arruda Sampaio (PSOL), Marina Silva (PV) e Dilma Rousseff (PT).

"Serra mostrou ser o mais preparado para assumir a Presidência. O debate foi de alto nível, prevalecendo conteúdo. Nesse cenário, Serra foi amplamente vitorioso", analisou Dias.


O senador recorreu à primeira rodada de perguntas do debate para também criticar a discriminação das Apaes (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais). O Serra, segundo ele, foi cirúrgico ao levantar um problema tão sério. "O candidato lembrou muito bem, o governo cortou a ajuda em transporte para as crianças das Apaes irem à escola", reforçou.


Já na avaliação de João Almeida, Serra foi claro e objetivo durante o debate, pontuando questões importantes. E apontou caminhos e rumos para a condução de um Brasil justo e sem divisões. "O candidato falou de pontos essenciais para a população. Defendeu a saúde, educação e segurança. Foi firme, soube esclarecer suas propostas", disse.


Durante os quatro blocos do debate, Serra criticou o fim dos mutirões de cirurgias, implantados quando ele foi ministro da Saúde (1998-2002), entre elas as de catarata e as de próstata, e condenou a falta de investimento em infraestrutura, em portos, rodovias e aeroportos, o loteamento político da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos etc.


Almeida e Dias convergem em relação ao resultado do debate. Eles afirmam a principal adversária de Serra, a candidata Dilma Rousseff, mostrou insegurança e vacilou muito. "Dilma escorregou pregando o continuísmo e sem dar uma resposta para as deficiências. Ela não buscou mostrar quais serão as equações para a solução dos problemas", afirmou o deputado. E o senador, por sua vez, concluiu: "O Serra estava confortável, consciente e sabia o que falava. Para mim, ele foi mesmo o melhor".


Nenhum comentário: