Em 3 de fevereiro de 2003, liderada pelo governador Wellington Dias, a comitiva encorpada por cinco ministros e dezenas de pais da pátria baixou em Guaribas, no interior do Piauí, para a festa de lançamento do Programa Fome Zero. Concebido pelo governo Lula, o programa garantiria três refeições por dia e uma vida de Primeiro Mundo aos 200 milhões de brasileiros ─ começando pelos menos de 5 mil habitantes da cidadezinha oficialmente promovida a Capital do Fome Zero.
Três horas de discurseira promoveram o desfile das providências que haveriam de conferir feições européis ao lugarejo perdido no sertão, a mais de 600 quilômetros de Teresina. “Vamos começar pelo asfaltamento da estrada”, prometeu o governador, sob os sorrisos aprovadores dos figurões federais e a felicidade geral da população: nada merecia mais urgência que a pavimentação dos 54 quilômetros de terra que ligavam (ou separavam) Guaribas de Caracol, o município mais próximo.
O presidente Lula exigira o asfalto, explicou Wellington Dias, porque fazia questão de aparecer por lá de carro, não a bordo de helicópteros. Em novembro passado, os moradores de Guaribas souberam que o chefe de governo enfim daria as caras na capital que nunca visitou. O comício foi cancelado quando Lula foi informado de que não havia nada a inaugurar. e a estrada continua à espera do asfalto.
Como se verá num dos posts desta sexta-feira, as promessas nunca saíram do papel. O Memorial Fome Zero virou ruína antes de existir. Passados sete anos e meio, a foto mostra como está a rodovia que leva à capital do Brasil do faz-de-conta que Lula pariu e Dilma Rousseff amamenta.
Em 3 de fevereiro de 2003, liderada pelo governador Wellington Dias, a comitiva encorpada por cinco ministros e dezenas de pais da pátria baixou em Guaribas, no interior do Piauí, para a festa de lançamento do Programa Fome Zero. Concebido pelo governo Lula, o programa garantiria três refeições por dia e uma vida de Primeiro Mundo aos 200 milhões de brasileiros ─ começando pelos 5 mil habitantes da cidadezinha oficialmente promovida a Capital do Fome Zero.
Três horas de discurseira promoveram o desfile das providências que haveriam de conferir feições européis ao lugarejo perdido no sertão, a mais de 600 quilômetros de Teresina. “Vamos começar pelo asfaltamento da estrada”, prometeu o governador, sob os sorrisos aprovadores dos figurões federais e a felicidade geral da população: nada merecia mais urgência que a pavimentação dos 54 quilômetros que ligavam (ou separavam) Guaribas de Caracol, o município mais próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário