Foram de sua autoria mais de 90 filmes e está entre os mais importantes e influentes cineastas do século XX, especialmente no cinema mudo.
Tratava-se de um homenzinho de maneiras refinadas, a dignidade de um cavalheiro, que vestia um apertado paletó, calças e botinas de tamanhos exagerados, chapéu coco e uma bengala de bambu, eram também típicos do personagem uns bigodinhos e um andar ondulante.
A emotividade sentimental, a dor do desencanto pela crueldade e as injustiças da sociedade de seu tempo, fizeram de Carlitos um emblema da alienação humana, em particular das classes sociais marginalizadas na era do progresso econômico e industrial.
Uma curiosidade em um de seus filmes merece ser citada: no set de “Luzes da cidade” (City Lights – 1931) onde além de protagonista foi também diretor, Charlie Chaplin dedicou um mês inteiro ensaiando com a estreante Viginia Cherrill a fala de uma simples frase: “Uma flor ‘Monsieur?”. Um mês para uma frase que espectador algum jamais ouviria, pois filme era mudo, todavia pode-se ver o efeito que fez esse demorado ensaio (Charlie Chaplin).
< http://horaciocb.blogspot.com/2011/04/parabens-carlitos.html >
Nenhum comentário:
Postar um comentário