A coluna Painel, da Folha, informa:
“O vazamento do relatório técnico do TCU (Tribunal de Contas da União) apontando que o governo omitiu R$ 37,1 bilhões em atrasos de repasses do Tesouro em 2014 deixou o governo pessimista quanto ao resultado do julgamento das contas de Dilma Rousseff, que acontece nesta quarta-feira. O discurso de vários ministros passou a ser que o tribunal não tem poder de rejeitar as contas, mas apenas fazer uma ‘recomendação’. A decisão, dizem auxiliares da presidente, cabe ao Congresso.”
Ninguém disse o contrário, mas, quando sente que pode perder uma batalha, o PT trata logo de anunciar que a derrota não é definitiva.
O Congresso nunca rejeitou as contas de um presidente, e os petistas farão o diabo para que “a primeira presidente da mulher” não seja a primeira da lista.
Proporcionalmente, eles têm mais poder no Congresso do que no Tribunal de Contas da União.
Em maio, Dilma havia dito a interlocutores, segundo a coluna Radar: “Vão tentar aprontar contra nós no TCU”, o que, em linguagem petista, quer dizer que poderiam aplicar a Constituição para punir seu crime contra a Lei de Responsabilidade Fiscal conhecido como “pedalada”.
Agora, apesar das manobras petistas, o governo Dilma acha mesmo que vai tomar no TCU.
O Globo informou na segunda-feira que os ministros estavam divididos sobre a decisão de rejeitar ou não as contas maquiadas de 2014.
Cabe à população pressioná-los a rejeitá-las, porque a rejeição abre caminho para um processo contra Dilma e para a retomada da credibilidade do país. Os e-mails dos ministros seguem abaixo para o envio de mensagens que recomendem a decisão certa.
Sim: é só uma ‘recomendação’, porque o TCU que está na reta é o dos brasileiros.
aroldocedraz@tcu.gov.br
nardes@tcu.gov.br
benjaminz@tcu.gov.br
brunodantas@tcu.gov.br
josemucio@tcu.gov.br
rcarreiro@tcu.gov.br
VITALRF@tcu.gov.br
walton@tcu.gov.br
andreua@tcu.gov.br
augustosc@tcu.gov.br
bemquererm@tcu.com.br
weder@tcu.gov.br
anaarraes@tcu.gov.br
* Felipe Moura Brasil ⎯ http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil
Siga no Twitter, no Facebook e na Fan Page.
Nenhum comentário:
Postar um comentário