Liz Taylor é um dos maiores ícones do cinema mundial (Getty Images)
Morreu na manhã desta quarta-feira a atriz Elizabeth Taylor, aos 79 anos. A informação foi divulgada pelo programa Good Morning America, da rede americana ABC, e confirmada em seguida pelo filho dela Michael Wilding. Liz Taylor estava hospitalizada havia dois meses, por problemas no coração.
"Atriz lendária, mulher de negócios e ativista sem medo, Elizabeth Taylor faleceu de maneira tranquila hoje no Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles", informou um comunicado divulgado pelo assessor da atriz. "Apesar de ela ter sofrido diversas complicações, sua condição era estável e esperava-se que ela voltasse para casa em breve. Infelizmente, isso não aconteceu", acrescenta o texto, que diz ainda que ela "estava cercada pelos filhos - Michael Wilding, Christopher Wilding, Liza Todd e Maria Burton".
Em 2004, ela havia sido diagnosticada com Insuficiência Cardíaca Congestiva - que dificulta o bombeamento do sangue pelo coração para o corpo e suprir a necessidade dos demais órgãos, causando entre outros problemas fadiga e dificuldade de respirar. Cinco anos mais tarde, foi submetida a uma cirurgia para substituir uma válvula do coração. Pouco tempo depois, já era vista andando em cadeira de rodas, o que ajudava a reduzir a dor. Mas seus problemas de saúde começaram a se manifestar anos antes: em 1997, teve de ser operada para retirar um tumor no cérebro.
Cinema - Liz Taylor é um dos maiores ícones da história do cinema. Vencedora de dois Oscars - por Disque Butterfield 8, em 1961, e Quem Tem Medo de Virginia Woolf?, em 1967 - encantou o mundo no papel de Cleópatra, no longa homônimo, em 1963.
"Minha mãe foi uma mulher extraordinária que viveu a vida ao máximo com grande paixão, humor e amor. Apesar de sua perda ser devastadora, nós sempre seremos inspirados pela sua contribuição ao nosso mundo", salienta o comunicado divulgado por seu filho Michael Wilding, logo após a confirmação de sua morte. A atriz deve ser enterrada até o fim da semana, em uma cerimônia restrita a amigos e familiares.
Ela tinha quatro filhos, dez netos e quatro bisnetos. Foi casada oito vezes - sendo duas com Richard Burton.
Nenhum comentário:
Postar um comentário