10 de agosto de 2010

Novo programa de governo de Dilma fica mais genérico

Márcio Falcão e Ranier Bragon, Folha.com
Após prever em sua primeira edição controle social da mídia, taxação de grandes fortunas e redução da jornada de trabalho, o repaginado programa de governo da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, traz propostas genéricas, como a defesa da expansão e o fortalecimento da "democracia política, econômica e social" no país.
Esse é o primeiro dos 13 pontos que o PT e os partidos da coligação da petista optaram para a terceira versão da proposta que será discutida hoje em reunião em Brasília.
O texto --chamado dos "13 compromissos de Dilma com o Brasil"-- traz pontos genéricos para preservar a candidata nos embates com os adversários e evitar qualquer crítica de que um eventual governo Dilma terá propostas das alas mais radicais do PT.
Os pontos foram apresentados na semana passada aos aliados que compõem o grupo criado para analisar o programa e ainda podem sofrer ajustes.
Também fazem parte do texto ideias que estão sendo apresentadas por Dilma ao longo da campanha como: erradicar a pobreza absoluta e reduzir as desigualdades sociais; fortalecer o SUS (Sistema Único de Saúde) e garantir o desenvolvimento sustentável.
Os pontos dos programas ainda serão detalhados pelo grupo coordenado pelo assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia.
(Comentário meu: O programa revisto, atualizado e genérico de Dilma ma lembra uma frase genial de Groucho Marx, famoso comediante americano da primeira metade do século passado: "Estes são os meus princípios. Mas se não estiverem satisfeitos tenho outros".)

Nenhum comentário: