6 de junho de 2011

'Procurador arquiva denúncia contra Palocci'


Procurador arquiva denúncia contra PalocciFoto: BETO BARATA/AGÊNCIA ESTADO

DILMA ACABA DE SER COMUNICADA DA DECISÃO DO PROCURADOR ROBERTO GURGEL; NÃO SE SABE SE, COM ISSO, O MINISTRO ANTONIO PALOCCI TERÁ SOBREVIDA NO CARGO OU SE PEDIRÁ PARA SAIR, TENDO A GARANTIA DE QUE NÃO SERÁ ALVO DE UM INQUÉRITO CRIMINAL

A Folha Online acaba de infomar que a denúncia contra Antonio Palocci será arquivada pela Procuradoria Geral da República. Leia o texto da jornalista Ana Flor:
"A presidente Dilma Rousseff acabou de ser informada que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, decidiu arquivar a denúncia contra o ministro Antonio Palocci (Casa Civil).
Segundo a Folha apurou, a presidente foi avisada no início da noite.
A PGR ainda não se manifestou oficialmente.
Com a decisão, o ministro pode ganhar uma sobrevida e se manter no cargo. Tudo irá depender da vontade de Dilma em permanecer com Palocci na pasta, apesar do desgaste.
Gurgel enviou um pedido de explicações a Palocci em 20 de maio, cinco dias depois que a Folha revelou a multiplicação por 20 do patrimônio do ministro da Casa Civil entre 2006 e 2010.
O procurador não fez perguntas específicas a Palocci, apenas pediu que ele esclareça os fatos presentes nas duas representações encaminhadas à PGR por partidos da oposição na semana anterior.
O ministro entregou o relatório requisitado uma semana depois, no dia 27 e, na semana seguinte, encaminhou mais documentos à procuradoria."
Existem duas correntes em Brasília. Uma dá conta de que Dilma, amparada pela decisão do procurador, irá manter Palocci na Casa Civil. Outra aponta que, agora, Palocci pediria para sair, disposto a evitar maiores constrangimentos para o governo Dilma e com a garantia de que não será alvo de um inquérito criminal.

Nenhum comentário: